O vídeo acima foi produzido pelo Jornal Newsday.com, e trata, de uma forma irreverente, a angústia saudosista com a qual algumas pessoas vêm tratando a transição do hábito de ler publicações impressas, para a leitura de livros digitais e publicações on line.
De um lado, os defensores emocionados do livro impresso, alegam que nada - absolutamente nada! - vai substituir o prazer de sentir o papel em suas mãos, de folhear o livro, página a página, de sentir "o peso material do conhecimento em suas mãos"; do outro, os nerds e os viciados em novidades proclamam aos quatro ventos as boas novas: "o livro impresso é coisa do passado! Todo o mundo agora tem de ter um iPad".
Há alguns meses, impelido pelo confronto constante de opiniões dos amigos e de alguns leitores, resolvi começar a pesquisar sobre os leitores digitais.
Eis, alguma das minhas conclusões:
01. A maioria das pessoas que emitem opiniões dramaticamente radicais, nunca manusearam um leitor digital;
02. Apesar da propaganda ostensiva, e do número inacreditável de fãs, o iPad não é o melhor e-reader;
03. O livro impresso sempre existirá, pois a indústria do livro impresso dá emprego, gera renda, e não vive sob a ameaça constante da pirataria;
04. O melhor leitor digital para quem deseja ler neles os e-books que baixa na internet são os com tecnologia e-ink (Eletronic Paper Display) ou papel eletrônico. Estes dispositivos - a exemplo do americano Kindle e do Cool-er (comercializado no Brasil pela gatosabido.com)
Cool-Er
Depois de zanzar por uma infinidade de lojas virtuais, e de perceber que existem limitações à aquisição de livros para o Kindle no Brasil, resolvi comprar o Cool-Er.
Num primeiro momento, parece esquisito ler um livro numa tela tão pequena, mas logo se percebe que o tamanho ajustável da letra compensa, na maioria as vezes, esta limitação. O Cool-er é leve, finíssimo, e manuseio agradável e confortável. Pesa apenas 178 gramas (menos que a maioria dos livros impressos e que os outros e-readers). Pode parecer caro, num primeiro momento, pagar 600,00 reais por um aparelho cuja única serventia é ler, mas logo se percebe que este valor é compensado a médio prazo.
Vantagens de se adquirir um leitor com tecnologia "papel digital":
01. Você pode carregar mais de 800 livros - condensados em 178 g - com você (útil para profissionais como advogados e médicos, por exemplo);
02. Os livros digitais não "juntam poeira";
03. Existe um acervo enorme de livros "freedownload";
04. O livro digital não deforma, quando se passa a página;
05. A leitura se torna mais fluente, por causa do maior conforto;
06. Você pode ler um compêndio de anatomia humana com mais de 2.000 páginas, segurando-o com apenas uma mão!
eu ainda defendo o livro impresso... rsrs mas, por outro lado, não nego o valor do livro em formato eletrônico.
ResponderExcluirjá manuseei um livro eletrônico e até já li uns contos. sei que devido ao meu apego com o livro impresso, minha primeira impressão não deve ser a que fica.
a pessoa (o leitor) ainda vai levar um grande tempo para se acostumar e aprender, também, a usar os dois formatos de livros (impresso e digital). mas independente da forma que se está lendo, o importante mesmo é que nada supera o prazer da leitura de um belo livro, seja ele apresentado em formato digital ou impresso.