terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Como usar ferramentas como o Google e o YouTube em seu favor na hora de escrever?

Todo o mundo sabe que a internet é uma terra sem lei quando o tema é fidelidade de informação. Versa a respeito de tudo e sobre todos, repetindo ideias e informações, num infindável telefone sem fio no qual a veracidade se despedaça a cada comentário e a cada compartilhamento.

Todo romance (ou conto, que seja) tem sua fase de pesquisa, que sucede a concepção da ideia de uma premissa dramática. Você sabe que quer contar a história de um Fulano de Tal, que se mete num determinado conflito, mas logo percebe que tem de saber mais sobre a profissão que escolheu para seu personagem ou sobre o lugar onde ele mora.

Finalizei, há alguns meses, um thriller fantástico que tem como cenário a Roma antiga. Não quero contar muito sobre a obra ainda, mas posso dizer que misturar seres fantásticos com referenciais históricos é algo bem complicado. Por onde você começaria?

Eu confesso: não resisti ao Wikipedia. Espera! Mas o Wikipedia não é aquela enciclopédia on line na qual todo o mundo parece ser especialista em tudo? Pois é.

Não estou dizendo que você pode embasar sua pesquisa UNICAMENTE no site, mas creio que é um bom começo.

Veja se você concorda comigo: no site você vai encontrar sempre informações verdadeiras em meio a um monte de besteira, mas lembre-se de que você não vai usar tudo o que lê. Considere o Wikipedia como um “brainstorm”, uma tempestade de ideias sem sentido. Depois que você decide o que quer ou não usar, cabe fazer uma nova triagem de fontes que COMPROVEM os dados da primeira pesquisa.



Nessa hora, cabe usar o YouTube. Lá você vai encontrar palestras, aulas ou programas de TV que vão reforçar ou combater frontalmente as ideias que você leu na primeira fase de pesquisa.

Então é isso! Agora você já sabe um pouco sobre o assunto que deseja usar em seu romance, e certamente está apto a procurar os livros corretos que vão tirar suas dúvidas.

Se o assunto da sua pesquisa é História, sugiro que procure biografias das personalidades que serão mencionados em seu romance. 
Outra fonte interessante de pesquisa é a série História da Vida Privada, que lista hábitos alimentares, religiosos, sociais e familiares da época estudada. Ao mencionar o que seus personagens comiam ou como se vestiam, seu romance proporcionará aos leitores um pouco de imersão.


Para visualizar os cenários antes de escrever, uma boa pedida são os livros de arte de pintores da época.

E você? Como você começa a sua pesquisa?

Compartilhe a sua experiência conosco e comente!

4 comentários:

  1. Continua com essa série de dicas, Léo. Estou aprendendo muito contigo. Apesar de não pesquisar muito para compor o cenário, que foi criado na cabeça, pesquisei muito sobre alguns aspectos fantásticos antigos: deuses, construção de uma mitologia, criaturas. Usei a net pra um conto que se passava na Irlanda, colher o máximo de informação possível já que nunca saí de Salvador (praticamente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ace. Que bacana!
      Vou manter a coluna de dicas para escritores sim. São as que geram mais acessos por parte dos usuários.
      Logo começo a gravar os vídeos do novo canal. Só estou trabalhando na produção (montei um pequeno estúdio em casa, só falta o gravador de voz que eu comprei na net chegar). No canal, os vídeos vão seguir uma ordem mais "didática". Hehehe
      Vamos ver no qie dá! ;)
      Abraço, querido.
      Bom saber que estou lhe ajudando de alguma forma.

      Excluir
  2. Estou adorando esses posts sobre escrita!!
    Adorei as dicas de pesquisa.
    Eu precisava pesquisar mais sobre o lugar e sobre a mitologia que me inspira... Já pensei até em procurar nos sebos por aqui. Só falta começar! :D

    Bjs!
    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vívian.
      O melhor a fazer para pesquisar mitologias é procurar um livro específico sobre o assunto ou sobre o povo que a criou.
      Se a mitologia é romana, por exemplo, o livro 1 da HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA trata do assunto ao longo do livro, ao mostrar objetos de arte que referem ao assunto.
      Abraço!

      Excluir